Vale a pena fazer consórcio?

Vale a pena fazer consórcio?

Ter o próprio carro há muito tempo deixou de ser um luxo para se tornar necessidade para muitas pessoas. Enfrentar o transporte público nem sempre é viável para se deslocar até o trabalho no dia a dia e é por isso que muita gente começa a buscar alternativas para adquirir o seu próprio automóvel. Uma das opções é o consórcio. Será que vale a pena?

Em resumo, o consórcio é sim uma excelente saída para quem quer garantir um veículo próprio, mas, de preferência, que não tenha urgência para isso. Veja a seguir quais são os principais pontos positivos dessa opção:

Possibilidade de planejamento

Conforme mencionado, o consórcio é uma boa alternativa para quem não está com pressa de adquirir o seu veículo, porque pode haver um tempo antes da contemplação. Mas o lado positivo é que você pode se programar financeiramente para as despesas que terá com o carro ou moto enquanto paga as parcelas do consórcio, antes de ser sorteado. Acaba sendo um investimento a longo prazo.

Mais barato que financiamento

Fica sempre a eterna dúvida: apostar no consórcio ou no financiamento? A primeira opção sem dúvidas é a melhor para o bolso! Os financiamentos tradicionais costumam vir acompanhados por altas taxas de juros, problema que não existe para quem faz um consórcio. Além da parcela normal, é preciso arcar apenas com a taxa da empresa que administra o consórcio, que tem um valor bem menor se comparado aos juros de financiamento.

Possibilidades de escolha

Ao ser finalmente contemplado pelo consórcio você receberá uma carta de crédito com o valor que ficou previamente estipulado. E com esse valor, é possível escolher livremente o veículo que será comprado: se é melhor um novo ou usado, modelo, ano, completo de acessórios ou não. Sabendo qual é o valor de referência, você já pode desde já começar a pesquisar as opções que se encaixam e avaliar qual é a melhor para você.

Menos burocrático

Se você ao menos já tiver tentado entrar em um financiamento, seja ele de automóvel ou imóvel, certamente percebeu o quanto é burocrático! Precisou de documentos que talvez nem soubesse que existiam. Pois bem, com o consórcio as exigências administrativas são muito menores nesse sentido. Por consequência, realizar o sonho de ter o próprio automóvel fica acessível para muito mais pessoas.

Antecipar a contemplação

É possível ir pagando as parcelas do consórcio e aguardar a sorte de ser sorteado. Mas, se você quiser antecipar a sua compra, também pode dar um lance no leilão que as administradoras de consórcio costumam fazer. No leilão, você antecipa o pagamento de um valor e, se for o maior, “ganha” a carta de crédito para adquirir o veículo.

Viu só quantas vantagens você pode ter ao escolher o consórcio como alternativa para ter o seu próprio veículo? Conheça as opções de consórcio de automóvel do grupo Geração e faça uma simulação sem compromisso da parcela ou carta de crédito. O seu sonho pode estar mais perto do que imagina!