o-que-fazer-quando-seu-veiculo-e-atingido-por-uma-enchente

O que fazer quando seu veículo é atingido por uma enchente?

Você está na rua e o seu veículo é atingido por uma enchente, agora não tem pra onde correr. Os verões em Florianópolis são marcados por muita chuva e, em algumas vezes, alagamentos acabam surgindo e causando fortes estragos. Assim como em boa parte do país. Não desespere-se: os carros podem sim sobreviver a isso.

Para saber melhor o que fazer e como lidar com situações como estas, preparamos um material a seguir com orientações básicas para não perder a calma frente a este transtorno.

Vamos lá?

Meu veículo foi atingido por uma enchente, e agora?

Bem, o principal risco que o seu carro sofre ao ser atingido por uma enchente é que a água acabe entrando no sistema de respiro do motor e provoque o temido “calço hidráulico”. Isto é, quando essa água invade os cilindros e impede o curso dos pistões, o que provoca o aumento do esforço sobre os demais componentes. Um caos. Normalmente ocorre quando se tenta atravessar um alagamento indo muito rápido contra a água.

Mas vamos por partes!

O caso mais simples em uma situação de enchente é quando água invade apenas o assoalho. Aí, você pode buscar uma higienização completa e também a avaliação de um profissional para averiguar se algo foi comprometido.

Porém, quanto mais da parte elétrica e eletrônica do carro for atingida, maior será o prejuízo.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é um levantamento de até onde a água chegou. Assim, se terá a primeira ideia com relação aos custos do reparo. A seguir, ligue para a seguradora caso tenha seguro ou procure um mecânico.

Lembre-se de ser rápido: especialistas confirmam que, quanto mais tempo o veículo estiver parado ao ser atingido por uma enchente, maior e mais complicado se torna o conserto.

Como enfrentar uma enchente de carro?

Caso você precise passar por um alagamento, veja quais são as recomendações para não comprometer o seu veículo quando atingido por uma enchente. Claro, a primeira de todas será sempre dar meia volta e fugir das vias alagadas, mas sabemos que nem sempre é possível.

Boas práticas

  • É recomendado passar por local alagado apenas quando a água não ultrapassa a metade da roda.
  • Mantenha a primeira marcha e aceleração constante.
  • Caso a água esteja subindo rapidamente, procure um local alto, desligue o carro e vá embora.
  • Trafegue na parte central da rua, que é a mais alta e, por consequência, possui menos água acumulada.

Más práticas

  • Jamais entre rapidamente na via alagada, isso irá provocar uma onda que poderá invadir o motor e provocar calço hidráulico.
  • Se você não conhecer a rua, não vá. Ela pode conter obstáculos ou buracos cobertos pela água.
  • Não tente dar partida se o carro apagar dentro da água, isso pode fazer com que ele aspire o líquido e seja danificado.
  • Jamais dê a ré. Se o carro apagar, o recomendado é abandonar o veículo e buscar ajuda.

Quais os cuidados pós enchente?

Caso você precise mover o veículo de um local e esteja em dúvida sobre o quanto ele foi atingido, chame um guincho. Muitas vezes, dar a partida pode piorar o problema. Por isso, o ideal é contar com ajuda especializada assim que possível.

As enchentes são muito comuns no Brasil e você pode enfrentar essa situação mesmo que não esteja esperando. A melhor recomendação é cautela e foco na sua segurança.

Como citamos, os danos ligados na parte externa, como lataria e estofados, são mais os simples de resolver. Se mais partes foram comprometidas, o ideal é avaliar se o conserto compensa o valor investido. Sim, podem ser bastante altos. Tudo irá depender do quanto você está disposto a investir.

E você, já foi vítima de alguma enchente? Compartilhe a sua experiência conosco, nos comentários, ou algo que você tenha aprendido de novo com relação a este tema!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *