5-dicas-poderosas-para-você-economizar-gasolina-geracao-seminovos-webshare

5 dicas poderosas para você economizar gasolina

As primeiras notícias de 2019 mostraram que os preços da gasolina em Santa Catarina e, principalmente, na Grande Florianópolis,  estão entre os menores do país. Mas, apesar dos dados positivos divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), economizar na hora de abastecer é a principal preocupação do catarinense, não é?

Pensando nisso, separamos 5 dicas poderosas para ajudar você a economizar com a gasolina. Veja a seguir e conte para a gente o resultado!

As 5 dicas para economizar gasolina

  • #1 Encontre um posto de confiança

    Este é o ponto mais importante quando se fala em economia e até mesmo na conservação do motor do seu veículo. Utilizar gasolina de baixa qualidade ou mesmo adulterada é o motivo número um da queima excessiva de combustível.

    Busque locais com referência e observe o comportamento do seu carro após abastecer. Outra dica válida é conversar com outros motoristas que frequentem aquele ponto e trocar experiências.

    A economia, em um primeiro momento, pode custar bem caro depois.

  • #2 Nada de acelerações ou freadas bruscas

    Vamos por partes. Quando se faz uma aceleração muito brusca ou repentina, acontece uma maior injeção de combustível no motor para atender essa demanda. Sendo assim, para evitar esse gasto grande e rápido, o ideal é fazer essa aceleração controlada.

    Seguindo a mesma lógica, frear bruscamente também causa um maior gasto de gasolina. Por isso, além da sua segurança, mantenha uma distância segura dos demais veículos e evite as paradas repentinas.

  • #3 Controle a velocidade

    Além da freada e aceleração, o excesso de velocidade também está na lista dos principais responsáveis pelo gasto de gasolina. Afinal, isto exige um desempenho muito maior do motor e, consequentemente, mais combustível.

    O ideal é manter uma velocidade abaixo dos 100km/h, de acordo com o que indicam as vias e estradas, e assim manter este consumo mais estável.

  • #4 O excesso de peso também interfere

    Você sabia que no manual do seu carro indica qual o limite de peso que o veículo comporta? E mais: esse peso implica diretamente no gasto de gasolina. Isto porque quanto maior a carga, maior a aceleração e, consequentemente, maior o gasto de combustível.

    Faça uma limpa no carro e deixe apenas os objetos necessários. Já na hora de transportar carga pesada, respeite o limite indicado. Além da gasolina, outras peças também podem sofrer danos.

  • #5 Qual foi a última vez que você trocou os filtros de ar?

    Sim, filtros de ar sujos provocam maior gasto de combustível e ainda perda de potência do veículo. Isto porque eles têm como função evitar que as impurezas do ar cheguem no motor.

    Logo, caso estejam sujos, não conseguem desempenhar sua função. Com os poluentes em contato com o motor, este terá seus componentes afetados e precisará de mais gasolina para trabalhar.

    Por isso a pergunta: qual foi a última vez que você trocou os filtros de ar? Vale marcar uma revisão e verificar já como estão.

Como saber se estou gastando mais gasolina do que o necessário?

Todas nossas dicas são super importantes para evitar esse gasto excessivo, porém, a melhor forma de responder essa pergunta é: faça a revisão regularmente. Não existe outra fórmula para descobrir quais peças estão sobrecarregando o motor e, consequentemente, gastando mais gasolina.

Além disso, ao fazer a revisão, é possível identificar falhas antes que se tornem grandes problemas. Você fica mais seguro e seu bolso agradece.

Vale a pena fazer consórcio?
Salão do Automóvel 2016 -O que vem por aí para Hyundai e Chery?