Carros seminovos são a nova sensação de vendas no Brasil. Veja por que!

Carros seminovos são a nova sensação de vendas no Brasil. Veja por quê!

A crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos afetou vários setores. O automobilístico, por exemplo, registrou inúmeras negociações trabalhistas e redução na montagem devido ao desaquecimento do mercado.

Em contrapartida, o número de carros seminovos e usados teve alta: o primeiro semestre de 2017 registrou um crescimento de 9,78% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Mesmo o número de veículos seminovos sendo elevado em relação à economia, fica bem atrás de outro indicador surpreendentemente alto: o aumento em 130% das vendas de veículos pela internet.

O dado, disponibilizado pela AutoAvaliar, mostra que o aumento no número de carros seminovos está cada vez mais consolidado, principalmente na plataforma online.

O que pode explicar esta tendência de carros seminovos cada vez mais crescente no Brasil?

Preço

O principal dos motivos é o preço: em relação aos carros 0km, os seminovos apresentam tantos acessórios e complementos quanto seus concorrentes lançados pelas montadoras ao longo deste ano.

E a redução do preço pode atingir até 25% do valor em veículos que apresentam muitas similaridades, mas que se diferenciam pela pequena rodagem.

Condições

Outro ponto é a forma de negociar: as condições apresentadas pelos carros seminovos, principalmente na época de crise, são muito acima dos carros 0km que mantiveram seus financiamentos da mesma maneira e ainda perderam importantes ‘aliados’, como a redução do IPI.

Também pela necessidade dos proprietários em vender seus seminovos para adquirir outros modelos do mesmo gênero, aqueceu ainda mais a economia do setor.

Internet

E, claro, a internet mostrou que é o mercado do futuro não apenas pelos números. Os carros seminovos comercializados na rede mundial de computadores permitem muito mais opções, com todas as características citadas até aqui – preço, forma de negociar, acessórios, equipamentos, entre outros.

Com mais opções de escolha e carros cada vez mais adequados ao perfil dos consumidores, os sites especializados na venda destes veículos cresceram e hoje tem fluxo maior que muitas concessionárias espalhadas pelo país.

A questão é: com a recuperação da economia, as vendas de seminovos continuarão crescendo? Segundo especialistas, sim.

Não apenas o bolso, mas o perfil dos compradores mudou. Jovens não estão mais dispostos a gastar quantias enormes em veículos que apresentam pouca ou nenhuma vantagem em relação a carros seminovos na mesma faixa de preço.

As famílias também enxugaram o orçamento e perceberam que um veículo usado pode ser a solução para o deslocamento diário.

Assim, a tendência é que cada vez mais seminovos sejam vendidos no Brasil, com o aumento no número de carros comercializados pela internet, principalmente para as novas gerações que buscam o sonho do primeiro automóvel.

Com este mercado crescente, os brasileiros podem utilizar a diferença entre um veículo 0km e um seminovo para fazer complementos no segundo, como rodas, motor, acabamento e toda a parte elétrica.

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