Como comprar carro usado para ser motorista de aplicativo? Confira as regras:

Muita gente está conseguindo uma grana extra trabalhando em aplicativos de carona. Alguns, inclusive, já fizeram dessa a sua principal fonte de renda, graças à boa lucratividade que é possível obter. Se você está pensando em entrar para esse time, fique atento às regras que cada aplicativo coloca quanto ao veículo que pode ser utilizado para transportar os passageiros:

Uber

Pelo menos aqui no Brasil a Uber foi a precursora desse tipo de aplicativo e continua sendo a mais conhecida. Para poder se tornar um motorista dessa empresa, o carro precisa obrigatoriamente ter uma apólice de seguro APP (Acidentes Pessoais de Passageiros), para que o usuário seja indenizado em caso de acidente.

Para entrar na categoria Uber X, que é a convencional, o aplicativo exige que o carro tenha sido fabricado em 2008 ou depois disso, tenha quatro portas, ar-condicionado e capacidade para, no mínimo, cinco passageiros.

Já para ser um Uber Black, valem todas as exigências anteriores e mais algumas: o carro precisa ser preto (em alguns casos bem atípicos, são aceitos veículos azul marinhos ou prateados) e ter bancos revestidos com couro. Para essa categoria, no site da Uber há uma lista de modelos que são aceitos e o ano mínimo de fabricação de cada modelo.

Não são aceitos veículos adesivados, com placa vermelha, minivans, caminhonetes e picapes.

Cabify

O Cabify é o novo concorrente do Uber e apresenta mais exigências para o veículo – inclusive, é por esse motivo que muitos usuários acabam preferindo esse aplicativo. Para conseguir se cadastrar, é preciso ter um automóvel que tenha sido fabricado em 2011 ou depois disso e que seja preto, branco, prata ou em cores escuras.

O automóvel deve estar em excelente estado de conservação, ter ar-condicionado, rádio e MP3. Tudo isso é pensado para oferecer o máximo possível de conforto para o passageiro que faz uso do serviço.

99POP

A empresa que antes estava a frente do principal aplicativo para quem queria pegar táxi, lançou o aplicativo de carros particulares e também tem as suas próprias restrições.

O carro precisa ser de uso particular, ou seja, ter a placa cinza. Também deve ter quatro portas, ar-condicionado e estar bem conservado. O ano mínimo de fabricação pode variar de acordo com a região onde reside o motorista, mas, em geral, são exigidos carros fabricados de 2012 para frente.

A 99POP também especifica que o motorista deve gostar de dirigir e ser cordial, para tratar bem todos os passageiros.

Nenhuma das empresas exige que o veículo utilizado para o transporte seja novo. Por isso, se desejar, nada impede você de investir em um carro seminovo, que atenda todas as exigências estabelecidas pelo aplicativo, para começar a trabalhar. É claro que além do carro, existem outros requisitos, vale a pena dar uma olhada no que cada um desses aplicativos pede e escolher o mais viável.

Depois de escolher em qual aplicativo você vai trabalhar, conheça os automóveis seminovos disponíveis no Grupo Geração! Certamente você vai encontrar várias opções que atendem a essas necessidades.